Como é feito o diagnóstico da Infecção pelo HPV

Na infecção latente: os testes biomoleculares detectam a presença do DNA do vírus.

Os testes comerciais existentes são a Captura de Híbrida e o PCR. O objetivo é identificar a mulher que seja portadora do HPV oncogênico, pois esta mulher apresentará um risco de desenvolvimento das lesões de alto grau ou câncer. As mulheres que devem ser submetidas a este teste são aquelas que apresentam idade com 30 anos ou mais, como exame de rastreamento; mulheres abaixo desta faixa etária não precisam ser submetidas a pesquisa de DNA-HPV, pois há alta prevalência de infecção por HPV nas jovens, infecção esta que terá clareamento espontâneo.

A pesquisa de DNA-HPV também está bem indicada em mulheres com citologia revelando atipia de células escamosas de significado indeterminado (ASC-US), pois assim define-se melhor a forma de seguimento destas mulheres. O Teste de Captura Híbrida positivo indica a realização do exame de colposcopia para identificar uma possível lesão e dirigir o melhor local para a biópsia.

Nas mulheres que foram anteriormente tratadas com a Cirurgia de Alta Frequência – CAF ou com a Cirurgia de Conização Clássica do colo uterino, por apresentarem lesão de alto grau do colo uterino, também estará indicada a realização do teste de Captura durante o seguimento dos casos. A negativação do teste de DNA-HPV, ou seja Captura Híbrida negativa, significa clareamento da infecção e confere prognóstico melhor com alto valor preditivo negativo, ou seja, esta mulher tem poucas chances de apresentar outras lesões no colo. Quando positivo, as taxas de recidiva são maiores.