A prevenção é o segredo

Perguntas frequentes

1- O que é o colo do útero?

É a parte do útero localizada dentro da vagina.

2- O que é o câncer de colo de útero?

O câncer de colo de útero é o crescimento anormal de células do colo do útero. Quando as células de uma determinada parte do corpo crescem de forma desorganizada e anormal, o câncer pode desenvolver.

3- Qual é causa do câncer de colo de útero?

A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de Papilomavírus Humano - HPV.

4- O que é HPV?

São vírus capazes de provocar lesões de pele e de mucosa. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e frequentemente regridem espontaneamente.

5- Qual a relação entre os HPV e o câncer do colo do útero?

Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV. Eles são classificados em de baixo risco de câncer e de alto risco de câncer. Somente os de alto risco estão relacionados aos tumores malignos. Podemos dizer que mais de 95% dos cânceres de colo do útero são causados pelo HPV.

6- Então se tenho HPV necessariamente irei desenvolver câncer de colo do útero?

Não, isso não é verdade. A maioria da população sexualmente ativa (cerca de 75%) já entrou em contato com o HPV e eliminou espontaneamente o vírus do corpo sem desenvolver qualquer doença, isso acontece muito entre as mulheres mais jovens. Outras terão uma infecção passageira com duração em média de 12 a 18 meses e apenas uma pequena parte das mulheres que entram em contato poderá desenvolver a doença.

7- Como os HPV são transmitidos?

A transmissão é por contato com a pele infectada, principalmente por meio das relações sexuais, por isto, pode ser considerado também como uma Infecção Sexualmente Transmissível - IST, sendo transmitido através do sexo, sexo oral, sexo anal e pelo parto para o recém nascido quando a mãe está infectada. Podem causa lesões na vagina, colo do útero, pênis, ânus, laringe (cordas vocais) e no esôfago.

8- Quais são os sintomas da infecção pelo HPV?

As infecções clínicas (visíveis) mais comuns são as verrugas genitais conhecidas como condiloma acuminado ou "crista de galo". As infecções subclínicas não apresentam sintomas e podem progredir para o câncer do colo do útero caso não sejam acompanhadas e tratadas cedo.

9- Se as verrugas genitais não forem tratadas podem evoluir para câncer?

Em 90% a 95% dos casos as verrugas genitais são causadas por HPV de baixo risco para câncer, porém devem ser tratadas cedo, pois crescem rapidamente e são muito contagiosas.

10- Como as pessoas podem se prevenir dos HPV?

O uso de preservativo (camisinha) diminui a possibilidade de transmissão do HPV na relação sexual, como existem vários tipos de vírus, mesmo quando já se sabe que teve contato com o HPV, a camisinha deve continuar a ser usada também entre os casais estáveis.

11- Como posso prevenir o câncer de colo de útero?

Realizando o exame citopatológico, exame de Papanicolaou regularmente. As lesões que aparecem antes do câncer do colo do útero, lesões precursoras, não apresentam sintomas, mas podem ser descobertas pelo exame preventivo de Papanicolaou, o que permite que sejam acompanhadas e tratadas cedo.

12- O que é o exame de Papanicolaou?

Também chamado de exame de citologia ou preventivo. É a coleta da secreção do colo do útero utilizando espátula ou escovinha. O material é colocado em uma lâmina de vidro para ser examinado posteriormente num microscópio.

13- Existe um exame que identifique o tipo de vírus HPV que causou a alteração no colo do útero encontrada pelo exame de Papanicolaou?

Existem exames de biologia molecular que podem identificar a presença do vírus de baixo ou alto risco para câncer de colo de útero e outros que identificam o tipo específico dos vírus.

14- Existe um tratamento para eliminar a infecção pelo HPV?

A maioria das infecções não tem sintoma e desaparece sozinha. Nas verrugas é feito tratamento local com ácidos, laser ou cirurgia, dependendo de cada caso. Quando temos as lesões no colo do útero a recomentação depende do grau da lesão.

15- Quais são os tratamentos para as lesões no colo do útero?

Na lesão de baixo grau 50 a 90% regride espontaneamente e 6 a 20% podem evoluir para lesão de alto grau. O tratamento na lesão de baixo grau é fazer o seguimento rigoroso de cada caso por 18 a 24 meses até o desparecimento dela.

Na lesão de alto grau temos que realizar o exame de colposcopia para ver a lesão e fazer a biópsia retirando um pedacinho do colo do útero e levando para estudo. O resultado deste novo exame vai dizer qual será o tratamento mais indicado.

16- Qual a importância de se realizar os exames de controle no intervalo indicado pelo médico?

Quando a mulher comparece a todas as consultas de controle a infecção pelo HPV poderá ser acompanhada e o seu tratamento terá a chance de ser muito bem sucedido, caso sua lesão do colo do útero altere, todo o tratamento terá uma chance grande de sucesso.

17- Existem fatores que podem aumentar o potencial de desenvolvimento do câncer de colo de útero nas mulheres com HPV?

Sim. O número elevado de gestações, uso de pílula anticoncepcional, tabagismo (hábito de fumar), pacientes que usam remédios que diminuem a imunidade, infecção pelo HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis como herpes e clamídia.

Tese de doutorado do Instituto Universitário Italiano de Rosário – IUNIR – Rosário – Argentina

PhD Dra. Cristiane Henriques S de P Lopes